Desde o dia 8 de janeiro de 2025, o Reino Unido passou a exigir uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para os brasileiros. Mas atenção: se você tem viagem marcada para o Reino Unido, é importante que você saiba que não pode deixar para solicitar a sua ETA na última hora. Por isso, envie o quanto antes a sua solicitação para ter tempo hábil de aprovação.
Para que serve a Autorização de viagem para brasileiros que vão ao Reino Unido?
A autorização é parte de um sistema eletrônico que permite que o governo do Reino Unido saiba de maneira antecipada quem são as pessoas que visitarão os países. Deste modo, as autoridades poderão identificar possíveis ameaças à segurança. A ETA permite que a pessoa permaneça no Reino Unido por até 6 meses a cada viagem. Assim, para períodos mais longos será necessário solicitar outro tipo de visto.
Uma vez aprovada, essa autorização será vinculada eletronicamente ao passaporte do viajante e é válida por dois anos ou até o vencimento do passaporte. Por isso, é imprescindível que seu passaporte não esteja com o vencimento próximo. Caso contrário, ao renovar o seu passaporte, será necessário emitir uma nova ETA.
Também é importante ressaltar que os passageiros que estiverem em trânsito e passarem pelo Reino Unido, mesmo que este não seja seu destino final, também precisarão tirar a autorização.
Quanto custa a Autorização Eletrônica de Viagem?
O custo da Autorização Eletrônica de Viagem é de £ 10 (que na cotação atual dá em torno de R$ 75). Crianças e bebês não pagam, mas devem ter cada um a sua autorização individual e, no momento da solicitação, os pais ou responsáveis legais deverão comprovar o vínculo com a criança.
Como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem para o Reino Unido?
Para solicitar a sua ETA, acesse o site UK ETA clicando aqui. Tenha em mãos o seu passaporte e um cartão de crédito internacional. Depois é só preencher com os seus dados, enviar foto do passaporte e sua foto de rosto e fazer o pagamento da taxa.
A autorização leva em média 3 dias úteis para ser emitida, podendo variar em alguns casos.
Os viajantes que já possuem permissão para viver, trabalhar ou estudar no Reino Unido não precisam do ETA. O mesmo vale para quem possui o passaporte britânico ou irlandês, ou ainda para cidadãos de colônias pertencentes ao Reino Unido.
Verifique a validade da sua documentação
Antes de programar a sua viagem, não esqueça de verificar se toda a documentação está com um bom prazo de validade até a data de retorno. Se o seu passaporte estiver perto do vencimento, entre em contato com a RNE Brasil para agilizar o seu agendamento e obter o seu passaporte até a data da viagem.