O México é um dos destinos mais procurados pelos turistas devido às suas praias paradisíacas e seus destinos históricos, como o Chichén Itzá. O povo e o país são muito receptivos com os turistas, o que torna a viagem ao México ainda mais especial. Mas o que muitos não sabem é que, antes de fazer as malas, é necessário que o viajante obtenha o visto de turismo mexicano. Este guia detalhado vai explicar todos os requisitos e passos necessários para garantir que sua viagem seja tranquila e sem contratempos.
Quem precisa tirar o visto de turismo mexicano?
Os cidadãos brasileiros que pretendem viajar ao México a turismo devem providenciar visto de turismo mexicano. A medida passou a valer desde outubro de 2023 e gera muitas dúvidas no turista, já que antes era solicitada apenas uma autorização eletrônica. O visto não substitui a exigência de outros documentos, como passaporte válido e comprovantes de estadia e finanças.
Por outro lado, para os brasileiros que possuem um visto válido dos Estados Unidos, Canadá e Japão, não será necessário solicitar o visto mexicano. Estes brasileiros podem entrar e sair do México a turismo apenas utilizando seu passaporte e o visto destes países. Também para passageiros que estejam a bordo de um navio de cruzeiro, existe uma autorização de permanecer no porto se o visto durante o período máximo de 7 dias.
Como solicitar o visto?
O solicitante deverá agendar um horário na embaixada mexicana, localizada em Brasília, DF, ou em um dos consulados em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Para isso, é necessário entrar no site do Governo Mexicano e buscar uma data.
No dia da entrevista, o solicitante deverá comparecer munido do formulário preenchido, uma foto 3×4 recente e seu passaporte válido. A embaixada mexicana levará em consideração a renda mensal e a comprovação de vínculos com o Brasil para conceder o visto. Por isso, é importante também levar documentos que comprovem as suas declarações.
No dia da entrevista também será necessário pagar uma taxa de US$ 53 via PIX para ter o visto analisado. Caso seja aprovado, o visto mexicano será emitido no mesmo dia e terá a validade de 10 anos.
Recusa no visto
Existem dois grandes motivos para ter uma recusa do visto mexicano. O primeiro deles é a entrega da documentação incorreta. Os erros no preenchimento do formulário são muito frequentes, especialmente pela dificuldade com a língua. Esse tipo de erro pode custar uma recusa em seu visto.
Outro erro muito comum é não saber o que esperar da entrevista no consulado. Muitos turistas brasileiros acabam caindo em contradições na hora de responder às perguntas do entrevistador e por não conseguirem um discurso claro e coeso têm seu visto recusado.
Para ambos os casos, contar com uma assessoria especializada pode facilitar muito a sua vida. Com os especialistas da RNE Brasil você terá orientação e acompanhamento durante todo o processo de obtenção do visto. Desta maneira você não corre riscos de apresentar a documentação incorreta e ter o seu visto recusado. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e saiba como ter o seu visto mexicano sem burocracias.