A China é, sem dúvidas, um dos destinos turísticos mais completos que alguém pode querer. Seja para explorar a incrível Muralha da China, para conhecer suas comidas exóticas, ou para experienciar uma cultura milenar, a viagem à China certamente irá te surpreender. Porém, antes de pensar em seu roteiro turístico, é necessário solicitar o visto de turismo chinês (categoria L). Neste artigo, você saberá qual é a maneira mais fácil e rápida de obtê-lo.
O visto de turismo chinês é necessário para brasileiros?
Sim, todos os brasileiros que viajam à China para fins turísticos precisam solicitar um visto antes do embarque. Nesse sentido, diferente de alguns países que permitem a entrada apenas com passaporte, como os da União Europeia, a China exige a emissão do visto no Brasil. Sem ele, você sequer embarca!
No entanto, o visto chinês possui uma flexibilidade para passageiros em trânsito. Assim, para os que estiverem em escala ou conexão de no máximo 24 horas, não será exigido o visto de turismo. Mas vale ressaltar que, para estes casos, o passageiro não poderá sair do aeroporto.
Caso o período seja maior, de até 72 horas os brasileiros poderão solicitar a isenção do visto. Para isso, é necessário que o passageiro tenha o passaporte válido, a passagem comprada para o país de destino final e que o embarque seja feito em um dos aeroportos elencados na regra de isenção. Todas as condições de isenção e os aeroportos podem ser consultados diretamente no site do consulado da China.
Como solicitar o visto de turismo chinês?
Os passos para a solicitação do visto chinês não são muito diferentes dos demais. Será necessário reunir toda a documentação válida e atualizada e preencher o formulário de solicitação disponível no site do China Online Visa Application (COVA). O preenchimento deve ser em inglês ou chinês, sem rasuras. Por este motivo, muitos brasileiros encontram dificuldades logo no momento de preencher o formulário.
Depois será necessário agendar uma data para a entrega dos documentos em uma das embaixadas: em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Lembrando que a embaixada chinesa não recebe documentação pelos Correios. Nesta ocasião você receberá um prazo para análise e retirada do visto.
Na data de retirada do seu passaporte com o visto chinês será necessário efetuar o pagamento da taxa consular, que irá variar de acordo com a urgência do embarque.
O visto chinês de turismo geralmente tem validade de 3 meses a partir da emissão, permitindo uma permanência de até 30 dias na China. Então, dependendo do seu histórico de viagens, a embaixada pode conceder múltiplas entradas válidas por até 1 ano.
Principais erros na hora de tirar o visto de turismo chinês
- Aplicação para o visto na data errada: Devido à curta validade do visto, a solicitação não deve ser nem muito antes da viagem e nem em data muito próxima. Nesse sentido, o ideal é pedir o visto pelo menos 1 mês antes da viagem.
- Seja claro sobre seu itinerário no formulário. Qualquer contradição pode levantar suspeitas.
- Evite comprar passagens antes da aprovação do visto. Caso você tenha algum problema que atrase a emissão do visto, você pode ter prejuízo para remarcar as passagens.
- Guarde sempre seu cartão de entrada e saída da imigração chinesa! Ele será solicitado ao deixar o país.
- Se for visitar o Tibete, você pode precisar de um visto especial. Consulte a nossa equipe para saber mais.
Garanta seu visto e uma viagem tranquila
O processo para conquistar o visto de turismo chinês pode ser burocrático, e qualquer erro pode causar atrasos ou até a recusa do seu visto. Se você quer evitar transtornos, deixe os especialistas da RNE Brasil cuidarem de tudo para você, desde o preenchimento do formulário, agendamento, organização dos documentos e até a obtenção do visto. Solicite um orçamento com a nossa equipe.