Se você planeja viajar ao exterior, seja a turismo, visitar familiares ou mesmo para trabalhar e estudar, o primeiro e mais importante passo é solicitar a emissão do seu passaporte. O processo de retirada do passaporte deve ser iniciado antes mesmo da compra das passagens a fim de evitar prejuízos.
Um exemplo de problema que pode acontecer é você receber seu passaporte e constatar que foi emitido com dados errados. Este documento torna-se inválido e se você utilizá-lo certamente terá problemas na imigração. Se isso aconteceu com você, saiba que pode contar com a nossa assessoria para resolver rapidamente este problema. Confira neste artigo um passo a passo de como agir nestes casos.
Quais erros podem ocorrer no passaporte?
Os erros mais comuns em passaportes emitidos incluem:
- Nome ou sobrenome incorreto (erros de digitação ou troca de letras);
- Data de nascimento errada;
- Erro na nacionalidade ou naturalidade;
- Numeração incorreta do passaporte;
- Erro no CPF vinculado ao documento;
- Inversão de gênero (Masculino/Feminino);
- Outros erros de digitação cometidos pela Polícia Federal.
Por este motivo, é fundamental conferir todos os dados e todas as páginas do seu passaporte assim que o tiver em mãos. Este procedimento permite que você tenha tempo de agir caso precise corrigir seus dados e evita surpresas desagradáveis no embarque.
Passaporte com dados errados: Como corrigir?
Se, ao conferir seu passaporte, você identificou algum erro, siga este passo a passo para solicitar a correção do documento:
1. Verifique o erro e reúna documentos comprobatórios.
Ao identificar o erro, o primeiro passo é reunir a documentação que comprove que o passaporte está errado. Por exemplo, se o erro estiver no número do seu CPF, você precisará portar o CPF original para comprovar a numeração correta. Outro caso que pode ocorrer é a troca de nome devido ao casamento durante o processo de emissão do passaporte. Para estes casos será necessário comprovar tanto o nome de solteiro como também o nome de casado, com a certidão de casamento e demais documentos atualizados.
2. Com a documentação separada, entre em contato com a Polícia Federal
No Brasil, a Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão dos passaportes. Assim, ela também poderá proceder com qualquer alteração e correção neste documento. Para isso, será necessário dirigir-se ao mesmo posto que processou a emissão do passaporte para solicitar a correção.
3. Solicite a correção
No posto da Polícia Federal, apresente a documentação comprobatória com os dados corretos juntamente com o passaporte emitido com dados errados e solicite a emissão de um novo documento corrigido.
Se ficar comprovado que o erro foi cometido pela própria Polícia Federal no momento da emissão, o novo passaporte poderá ser emitido sem a necessidade de pagamento de uma nova taxa. Por outro lado, caso o erro tenha sido ocasionado por preenchimento incorreto do formulário ou qualquer outra origem por parte do solicitante, será emitida uma nova guia de pagamento no valor correspondente ao de um novo passaporte.
Quanto tempo demora a correção do passaporte emitido com dados errados?
O prazo para correção de erros varia conforme a unidade da Polícia Federal e a gravidade do erro. No geral, a emissão de um novo passaporte pode levar de 7 a 15 dias úteis após a solicitação de correção. Se você estiver muito próximo da data da viagem quando constatar o erro, entre em contato com a nossa assessoria para agilizar a correção do passaporte e ter uma viagem tranquila.